quinta-feira, 15 de abril de 2010

Contestado




Dados das Aulas

O que o aluno poderá aprender com essa aula

As raízes da guerra do contestado, mitos e realidades da guerra, limites geográficos dos estados de Santa Catarina e Paraná.

Duração das atividades

Duas aulas de 45 mim

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

  • Dois Estados Santa Catarina e Paraná.

  • Limites Geográficos entre os Estados.

  • Cursos dos rios Negros e Iguaçu.

Estratégias e recursos da aula

  • Textos para contextualização.

  • Imagens para que seja debatido em grupos.

  • Músicas.

  • Laboratório de informática.

TEXTO 1
Contextualização: apontamentos teóricos sobre a Guerra do Contestado.



O monge João Maria




Caboclos armados





Grupo de soldados federais


Texto disponibilizado encontrado no site história net www.historianet.com.br

Texto 2

Histórico dos Monges do Contestado

Texto disponibilizado no site http://pt.wikipedia.org/wiki/Monge_Joao_Maria

Música

GUERRA DO CONTESTADO
(Rogerio Joe, Pedro L de Souza)

HÁ MUITOS ANOS FIRMADO, UMA DIVISÃO DE TERRA
NA CAPITAL RIO DE JANEIRO, DEPOIS DE UMA GRANDE GUERRA
TINHAM REBELDES E JAGUNÇOS, CONTRA AS TROPAS MILITARES
NEGA JACINTA E JOÃO-MARIA, PERSONAGENS EXEMPLARES

AMERICANOS SE INSTALARAM, NO NOSSO PLANALTO NORTE
ACABARAM COM A MADEIRA, FORAM-SE E DEIXARAM A MORRTE
EXTRAINDO A ERVA MATE, EXPLORANDO A EXPORTAÇÃO
PELO PROCESSO BARBAQUÁ, RIQUEZA DA NOSSA REGIÃO

TAMBÉM TIVEMOS IMBUIA, DEZ METROS DE CIRCUNFERÊNCIA
DERRUBADO EM ALGUNS MINUTOS, COM MIL ANOS DE EXISTÊNCIA
DEPOIS QUE A ESTRADA DE FERRO, ATRAVESSOU NOSSO ESTADO
OITO MIL TRABALHADORES, FICARAM DESMPREGADO

TAQUARUCÚ CARAGUATÁ, SÃO PEDRO SANTA MARIA
VILAREJO ONDE OS REBELDES, FIZERAM SEU DIA A DIA
UM MOVIMENTO SERTANEJO, ASSIM ELE FOI CHAMADO
ESTA É UMA VERSÃO, DA GUERRA DO CONTESTADO (BIS)

As atividades propostas

perguntas e respostas

Interpretação e debates

Possibilidades de interpretação do texto com os alunos

Atividades

  • Palestra.

  • Debates em sala de aula com alunos.

  • Pesquisa a site sobre a guerra do contestado.

Recursos complementares

Avaliações

A avaliação deverá recair sobre a compreensão da turma sobre os acontecimentos que antecederam a guerra do contestado, perceber se eles compreendem a importância da história do sul do pais. O professor deverá ainda avaliar o envolvimento dos grupos com as atividades propostas de interpretação dos textos, é importante que o professor observe também a capacidade de análise crítica dos alunos em relação aos materiais disponibilizados.


3 comentários:

  1. Parabéns pela aula, muito criativa e atrativa,.

    ResponderExcluir
  2. Visitei a sua aula e adorei , achei muito interessante .Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Oi Elisangela sua aula esta exelente pois você foi muito dinamica.Parabéns.

    ResponderExcluir